Diário Técnico de Navegação

27/12/2005

Saímos de Ubatuba, praia do Flamengo às 8:25 hs, seguindo rumo para a Ponta da Espia. Passada a ponta, pegamos o rumo reto para a Ilha das Couves. Após 50 minutos de viagem, entrou um vento leste bem “na cara”, ou seja, do rumo que desejávamos seguir. Mudamos então os planos e resolvemos seguir para Prumirim. A decisão foi muito acertada e seguimos só a vela para a ilha numa orça folgada muito gostosa e rápida com o mar um pouco mexido. Chegamos às 11:00 hs e logo ancoramos no lado esquerdo de quem olha a praia do mar. Algum tempo depois fomos obrigados a mudar de lugar, pois o leste bate forte ali. Passamos então para o lado direito de quem olha a praia do mar (cuidado, pois tem uma laje no local) e ficamos abrigados do mar. Não havia previsão de entrada de frente fria mas, se entrasse, era só retornarmos para o lado esquerdo.

De Prumirim fomos para Almada e de lá para Couves, numa navegação muito fácil com bom tempo. Tem que se tomar cuidado com o sudoeste, que entra forte nessa região.